A baixa Autoestima torna você vulnerável à depressão?

 

A baixa autoestima nos faz sentir mal com nós mesmos. Mas você sabia que ao longo do tempo também pode causar o desenvolvimento de condições mentais graves, como a depressão?

A baixa autoestima é um indicador importante usado pelos clínicos como um possível sintoma quando diagnosticam um transtorno depressivo.

Mas a baixa autoestima causa a depressão ou vice-versa? Os pesquisadores há muito se perguntam sobre o problema da galera e do ovo de auto-estima e depressão.

Certamente, se você não gosta de si mesmo, será mais provável que esteja deprimido.

Por outro lado, se você estiver deprimido, será mais provável que se sinta mal por quem você é como pessoa.

Existem apenas duas maneiras de desvendar os conceitos altamente relacionados de autoestima e depressão.

  • A primeira é através de pesquisas longitudinais, nas quais as pessoas são acompanhadas ao longo do tempo.
  • A segunda é utilizando um método testado e aprovado por centenas de pessoas, que traz um resultado rápido através da reestruturação de novos comportamentos e resinificação.

E ao longo deste artigo você vai receber uma amostra gratuita do meu método de como aumentar a Autoestima, continue lendo e irá entender melhor.

Pesquisas comprovam:

Um estudo sobre a depressão, conduzido pelos pesquisadores da Universidade de Basileia, Julia Sowislo e Ulrich Orth, contrastava as direções concorrentes da auto-estima com a depressão versus a depressão com a auto-estima.

Os achados quase todos apoiam esmagadoramente o modelo de vulnerabilidade da auto-estima e da depressão. Ao longo do tempo, a baixa auto-estima é um fator de risco para a depressão, independentemente de quem é testado e como.

O estudo indicou que baixa autoestima causa depressão, mas não vice-versa.

Portanto, se uma pessoa tem baixa autoestima, há um risco aumentado de desenvolver depressão. Esta é uma descoberta muito importante porque mostra que melhorar a auto-estima de uma pessoa pode fazer com que ela se sinta melhor.

O estudo concluiu que há evidências convincentes para apoiar o efeito de vulnerabilidade da baixa auto-estima sobre a depressão.

Segundo o Dr. Lars Madsen, psicólogo clínico australiano e especialista em auto-estima, a realidade é que a auto-estima é um fator chave tanto no desenvolvimento quanto na manutenção da depressão.

baixa autoestima

Características comportamentais de quem tem baixa autoestima:

  • Uma pessoa com baixa autoestima leva as coisas pro lado pessoal e de forma negativa.
  • As pessoas com baixa autoestima tentam não refutar, mas verificar seu auto-conceito negativo, buscando feedback negativo das pessoas em sua rede.
  • Eles pensam sobre suas inadequações, se concentram nos comentários negativos que recebem dos outros, ponderam esse feedback e, como resultado, ficam mais deprimidos.
  • Seu humor negativo também os leva a ser percebidos de forma mais negativa pelos outros, o que os leva a se sentir magoados e rejeitados.

Madsen também confirma a raridade de estudos sobre autoestima e depressão que permitem que quaisquer argumentos efetivos sejam feitos.

No entanto, o estudo abrangente observado acima concluiu que a melhor maneira de proteger seu humor positivo é encontrar maneiras de aumentar sua autoestima.

curso autoestima gratuito
Curso Autoestima na prática

E a minha preocupação só aumentou quando acompanhei de perto estas pesquisas – e pensando em como poderia contribuir com a humanidade, desenvolvi um método extremamente eficaz e comprovado por centenas de clientes minhas e tenho plena convicção que vai funcionar com você também.

 

Vou disponibilizar aqui gratuitamente uma amostra de como aumentar a sua Autoestima e desejo profundamente ter você dentro do nosso time.

Vejo você no Método 🙂

curso autoestima botao cadastre se

 

2 Comentários


  1. Gostei muito do artigo. Não havia pensado na correlação entre autoestima e depressão, mas agora consigo ver com clareza.
    Parabéns.
    Jorge Fornari

    Responder

    1. Sim Jorge, temos que analisar com carinho essa questão e sempre blindar nassa autoestima, pois ela é responsável por mais coisas do que imaginamos, ela é a nossa base, o nosso alicerce. 🙂 Obrigada pelo carinho

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *