05 Dicas simples para elevar a sua autoestima

05 dicas simples que vão lhe auxiliar a dar o primeiro passo em direção a autoestima mais elevada.

Você sabe o que significa Auto Estima?

Basicamente, autoestima significa quem você é pra você.

Portanto, seguindo esta linha de raciocínio, se você se tiver em “alta conta”, se valorizar, e se considerar como alguém de “valor”, você terá uma autoestima alta.

Do contrário, o que é mais comum para maioria das pessoas, a sua autoestima será baixa.

Autoestima É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma , é a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si mesma.

Segundo a psicologia a auto estima começa a se formar na infância, nos relacionamentos com as outras pessoas e em como estas pessoas nos tratam , ou seja, as experiências do passado poder exercer uma influência significativa na auto-estima quando crescemos.

Perde-se a autoestima quando se passa por muitas decepções, frustrações, em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada que se faz, qualquer um de nós está propenso a ter uma baixa auto estima, pois afinal, quem não sofreu ou sofre decepções, frustrações, sentimentos de perda e não são reconhecidas pelo que fazem.

Então você pode estar se perguntando:

Porque algumas pessoas mesmo assim mantém uma auto estima saudável?

A resposta é simples, o que nos abala na realidade não é a falta de reconhecimento por parte de alguém, mas principalmente a falta de reconhecimento por si, na realidade, o que vale é a sua opinião sobre todas as outras juntas.

Você é o que acredita você acredita que é, sua autoestima é determinada por você mesmo, por isso pare de culpar seus pais, seus parentes, amigos ou colegas, ex namorados ou parceiro, para de culpar eles pela deterioração da sua autoimagem, quem têm que se preocupar com ela é você, não os outros por isso não permita que façam isso com você.

A autoestima tem a ver com autoconfiança.

A Autoestima é essencial para a sobrevivência psicológica, sem alguma medida de valor pessoal a vida pode ser muito sofrida, com várias necessidades básicas deixando de ser atendidas.

É a consciência do “Eu” que diferencia os homens de outros animais, é a capacidade de formar uma identidade e depois atribuir valor a ela.

Dizendo em outras palavras você tem a capacidade de definir quem você é e decidir se gosta ou não dessa identidade.

O problema com a autoestima é essa aptidão humana, a capacidade que o ser humano tem para o julgamento.

Você não gostar de certas cores, barulhos, formas ou sensações é uma coisa.

Agora, quando você rejeita partes de si mesmo, quando fica se anulando, você acaba danificando de forma significativa as suas estruturas psicológicas que é o que te mantém “literalmente” Vivo!

Você sabe quais são os maiores problemas? Aqueles que causam os maiores sofrimentos?

O Autojulgamento e a auto rejeição.

De repente você percebe, que assume menos responsabilidades sociais acadêmicas e profissionais, acaba evitando conhecer pessoas, comparecer em entrevistas de emprego.

Você limita sua capacidade de se abrir com os outros, de expressar a sua sexualidade, de ser o centro das atenções, de ouvir críticas, de pedir ajuda ou até mesmo de resolver problemas. Porque você tem medo.

E você faz isso, para evitar mais autojulgamento e mais auto rejeição, você ergue barreiras de defesa o tempo todo.

O Curso autoestima na prática não propõe julgamentos, lida com a maneira de você se perceber e entender que tudo pode ser diferente, basta saber como fazer!!!

E quando essas percepções e sentimentos mudam, o efeito cascata toca cada parte de sua vida com uma sensação crescente de liberdade.

Dependendo de como estiver sua autoestima você responderá de formas positivas ou negativas à situações do seu dia a dia.

A baixa autoestima é um sentimento pesado para carregar na mochila da alma, caracterizam pessoas inseguras, indecisas, frustradas, com medos irreais, carregam sentimentos de inferioridade, estão sempre tentando agradar o outro, muitas vezes apresentam dificuldades para dizer não, se sentem incompetentes, inadequadas e é comum serem depressivas.

Uma boa autoestima te ajudará a enfrentar desafios, defender seus interesses, lidar com situações adversas, e até mesmo com os “sins” e os “nãos” que você recebe no seu cotidiano.

Porque pessoas com a autoestima elevada são mais seguras, confiantes, apresentam amor próprio, não vivem em conflito e são bem menos ansiosas.

Sendo assim a sua autoestima afeta tudo aquilo que você faz. Seu trabalho, suas relações, sua vida.

Uma pessoa de baixa autoestima, enfrenta dificuldades em defender seus interesses e até seu próprio negócio.

Quem tem uma baixa autoestima dificilmente conseguirá fazer dos seus sonhos uma realidade, pois é uma pessoa que não acredita que mereça.

Caso você esteja se vendo nessas situações saiba de uma coisa, eu não conheço ninguém que não seja capaz de desenvolver habilidades que fortaleçam a sua autoestima, de acreditar que possa viver uma vida plena, a se tornar uma pessoa mais realizada em seus projetos pessoais, profissionais e ser feliz.

Quanto maior a autoestima, mais criativa, mais bem humorada, mais luz própria e mais energia a pessoa terá, e essa é uma excelente base para o sucesso.

Engana-se quem pensa que a autoestima vem de fora, ela é construída dentro de cada um.

Você merece ter uma boa autoestima, ser confiante, se auto valorizar, ter amor próprio, você não nadou até aqui para morrer na praia, vire a mesa, seja autêntica, não queira ser como ninguém.

Valorize aquilo que você tem de diferente, pois creio que será exatamente nesse ponto que você será mais especial, pare de se esconder de você mesma. Você é única.

SEJA VOCÊ MESMA

Tem uma frase do Dalai Lama que eu gosto muito e tem muito haver com tudo isso que acabei de falar pra você que é o seguinte:

“Se você quer transformar o mundo,
experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal
e realizar inovações, coisas novas no seu próprio interior”.

 

cuidar da autoestima

Temos constantemente o diálogo interno nós temos a “Voz Crítica” e a “Voz Saudável”

Agora papel e caneta em mãos para fazer o exercício:

Você vai dar um nome para a sua voz crítica e um nome para a sua voz saudável.

Só para lembrar a voz crítica é aquela voz que te limita é a voz que te põe pra baixo, é aquela voz que fala que as coisas não vão dar certo, e por aí vai…

E a voz saudável e como a própria palavra diz, é aquela que te leva a fazer as melhores coisas da vida e aquilo que você julga está certo!

Vou te dar alguns exemplos que alunos e clientes já usaram… para o crítico “A mandona” “ A valentona” “A chefona” “Diabólica” “Seu Cláudio (era o nome do pai) tem também “Luana (era a irmã)” enfim… coloque o nome que quiser no seu crítico, a personificação do seu crítico ficará mais fácil na hora de externar a voz acusadora.

Você vai aprender que esta voz está fora de você, que ela não faz parte do seu fluxo normal de pensamento. É mais fácil combater algo que vem de fora e você vai rejeitar este diálogo como “não sendo seu”.

A voz saudável vai ser a mesma coisa, você vai escolher um nome, pode ser de uma grande amiga, seu apelido de criança, da sua mãe, algo que realmente te coloque pra cima, pode ser o nome de um anjo…um personagem que você seja fã, enfim…

Criando esta divisão de diálogo ficará mais fácil de você compreender e lidar com ambos e principalmente a começar a enfrentar o seu crítico. No método que eu desenvolvi trabalhamos mais afundo cada passo citado.

Vou passar mais um passo a passo para lhe ajudar a elevar a sua autoestima.

 

05 dicas simples que vão lhe auxiliar a dar o primeiro passo em direção a autoestima mais elevada.

1) Buscar o auto conhecimento através de cursos, treinamentos, processos de coaching, terapia, livros, enfim, busque se conhecer cada vez mais.

Quando você se conhece tem um maior entendimento de como você é, e porque você é assim, tudo fica mais claro e te permite entender e identificar o que acontece com você, o que faz você se sentir menos valorizada.

Relacione em um papel, quais fatos ocorreram em sua vida que geraram sentimentos de impotência, sentimentos de tristeza, de ansiedade, de medo, situações que não foram muito agradáveis.

2) A partir desse levantamento do fato ou dos fatos, que você relacionou encontre agora maneiras alternativas de agir naquela situação ou situações para não ser tomado pelos sentimentos. Ou seja, você vivenciou um momento de discussão muito agressivo com uma pessoa.

Diante deste cenário, como é que você poderia reagir diante disso, escreva possibilidades de como você poderia agir, reagir, seria de forma mais positiva, é como se você tivesse a oportunidade de voltar no tempo e com o pé no chão, pensando com a razão, como é que você reagiria?

3) Identifique suas qualidades não apenas os defeitos, isso facilita o comprometimento em suas tarefas onde suas características positivas possam ser realçadas, faça uma lista de no mínimo 10 qualidades, qualidades que você tem e percebe em você e não o que os outros falam que você tem.

4) Comprometa-se em atividades mais prazerosas ou onde se tem um bom desempenho aonde se é valorizada. Busque fazer coisas que te deixam com aquela sensação de alegria constante.

Assim, você fortalece a sua autoestima não pela superação de um problema, mas pelo aumento de atividades que produzam coisas boas de si, e se de valor pelo o que você é e faz.

5) Valorize a si mesmo e sua individualidade empenhando-se em atividades que lhe tragam felicidade, seja cuidar da sua forma física (melhorando a autoimagem), dançar, ler um bom livro, se permitir ser cuidado, amada e sentir-se acima de tudo, uma pessoa muito especial.

Os benefícios para si tanto na vida pessoal, relacionamento afetivos, familiares, quanto na vida profissional são grandes.

Lembre-se:

Quem deve ser a pessoa mais especial e importante no mundo?

elevar a autoestima

O Método Auto estima na prática irá lhe trazer diversos benefícios e você irá definitivamente ter em suas mãos o COMO fazer para mudar e viver a vida que merece, com mais amor, alegria, motivação e entusiasmo.

Estou esperando você!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *