Como superar a frustração: 3 etapas simples e eficazes

Superar a Frustração é uma tarefa simples de fazer, basta se permitir e aceitar que se você não der um jeito nela, ela vai dar em você, e ainda pode tirar muito de você.

Porque não só suga energia, mas também distrai você e pode roubar um pouco do seu tempo.

Então o que você pode fazer?

Bem, às vezes essa frustração pode realmente ser positiva e pode dar uma nova idéia ou ângulo sobre as coisas. Ou pode te dar o poder de continuar um pouco mais até alcançar seu objetivo.

Mas quando você começa a andar em círculos, quando a frustração apenas faz você ficar louco ou sua mente nebulosa e o dia está começando a escorrer seus dedos, então há etapas que você pode tomar.

Há maneiras de transformar esse estado de espírito ou dia.

Em algo melhor. Em algo mais útil. E em algo que fará você se sentir melhor novamente.

Passo 1: Esteja aqui agora.

Quando você está frustrado, você geralmente está em algum lugar no futuro em sua mente. Em algum lugar que você deseja, que você seria.

Ou você está revivendo um tropeço ou falha em seu passado.

Saia daqueles tropeços e acalme-se focando sua mente e atenção no que é agora, aqui mesmo neste momento.

Você pode fazer da seguinte forma:

  • Concentrando-se na sua respiração. Sente-se, feche os olhos e apenas se concentre no ar que sai e saia do nariz por 1-2 minutos. Mantenha a respiração calma e ligeiramente mais profunda do que o habitual e respire com a barriga e não com o peito.
  • Concentre-se no que está à sua volta neste momento. O sol brilha pela janela. As crianças brincavam na rua e os carros e as pessoas passavam. O cheiro e a sensação das roupas e o calor do sol em sua pele. Faça isso por 1-2 minutos para voltar sua atenção para o momento presente.

Passo 2: Aprecie o que você tem.

Depois de ter atraído sua atenção de volta para onde pode ser mais útil, focalize no que ainda é positivo em sua vida.

A maneira mais rápida e fácil de fazer é concentrar-se em apreciar o que você tem.

Um dos momentos favoritos durante este passo são as coisas importantes que às vezes podemos dar como garantidas. Como por exemplo:

  • Uma casa acolhedora e um teto sobre sua cabeça.
  • Muita água potável.
  • Não tem que passar fome.
  • Acesso à internet.
  • Seus amigos e familiares.

Passe alguns minutos pensando sobre isso e você encontrará muito para agradecer.

Passo 3: Concentre-se no que você pode fazer agora.

Com a sua atenção no momento presente e seu humor, mais agradecido e positivo, é hora de se tornar construtivo sobre o que o frustra.

Você pode fazer isso perguntando a si mesmo:

Qual é um pequeno passo que eu posso tomar agora para melhorar esta situação?

Pode ser por exemplo, ver o que você pode aprender do que o frustra, e tentar outro caminho em direção ao seu objetivo.

Ou pode ser tentar mais uma vez e continuar (porque nem todas as coisas na vida virão para você a primeira, segunda ou terceira vez que você tentar).

Ou poderia ser, você simplesmente percebendo que você relaxou um pouco ultimamente ou as coisas foram difíceis e que você precisa tirar uma noite ou alguns dias para simplesmente relaxar, cuidar de si mesmo e talvez simplificar um pouco.

Para que você possa recarregar e depois voltar a pensar no que mudar para o que deseja da sua vida de forma mais focada.

Dicas de bônus para reduzir ou evitar a frustração:

Anote seus disparadores e veja o que você pode fazer sobre eles.

O que desencadeia sua frustração?

É quando seu parceiro não tira o lixo como concordou? Ou quando você não está progredindo o mais rápido que você gosta com sua carreira ou hobby? Ou quando o seu telefone está interrompendo seu trabalho muitas vezes? Ouquando você se olha no espelho e não enxerga o que gostaria?

Seja como for, primeiro pergunte a si mesmo:

O que posso fazer para evitar esse gatilho em primeiro lugar?

Por exemplo, coloque o telefone no modo silencioso ou no modo avião e, em seguida, volte para as pessoas durante 1-3 horas programadas ao longo do seu dia útil.

Se você não pode evitar, pergunte a si mesmo:

O que posso fazer para reduzir a frustração causada por esse gatilho?

Por exemplo, se você ficar frustrado com atrasos ou tempo de espera durante o seu dia, pergunte aos seus amigos ou google respostas sobre como os outros lidam com esse problema comum. Sempre devemos aprender com quem lida ou já lidou bem com a situação que estamos enfrentando no momento.

Você pode descobrir que uma solução útil é um livro de áudio ou podcast para ouvir desviar sua atenção e obter algo de bom na situação enquanto espera.

Lembre-se: você é humano (assim como todos os outros).

O perfeccionismo trava suas quatro rodas,  e trava também a sua vida com os outros e geralmente leva a muita frustração e desapontamento. Então equilibre seus padrões, tanto para os outros quanto para você, em um nível humano e não na perfeição.

Aceite que às vezes você cometerá erros, terá contratempos e não alcançará seus objetivos quando quiser. E as pessoas à sua volta também.

Trabalhe dessa perspectiva tanto com você quanto com os outros e, quando houver um revés, concentre-se no que você pode aprender a melhorar e a fazer melhor na próxima vez.

Converse sobre isso (em vez de mantê-lo engarrafado).

Quando você fala de uma frustração com alguém, a pessoa pode te ajudar a começar a olhar a partir de uma perspectiva mais nivelada.

E seu amigo que está ouvindo pode ter um ou alguns bons conselhos de sua própria experiência. Ou vocês dois podem começar a elaborar um plano de como você pode superar ou pelo menos reduzir essa situação frustrante.

Comunique-se o mais diretamente possível.

As pessoas não conseguem ler seus pensamentos e você não pode ler o deles.

Então evite tentar sugerir, adivinhar ou ser passivo-agressivo e ir para uma comunicação simples, direta e calma do melhor que puder.

Pode ser difícil de fazer naquele momento, mas, na maioria das vezes, você salvará muita frustração desnecessária , tensão e mal-entendidos em seus relacionamentos .

Cumpra com suas promessas.

Faça tudo aquilo que você se compromete a fazer, pois a maneira mais devastadora de acabar com sua autoestima é não fazer as coisas, largar as coisas no meio, dizer que vai fazer e não fazer é assassinar com sua autoestima.

Cuide dela e fortaleça sua autoestima diariamente, faça uma lista de pequenas tarefas, para que você as cumpra, e consequentemente vai aumentando e não se cobre demais.

Apenas faça! Nem que seja uma coisa!

Aqui neste link você pode ter acesso ao curso gratuito de “Como melhorar sua autoestima” é para você cuidar do seu bem mais precioso e o que faz você se movimentar.

 

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