Empreendedorismo e Autoconfiança

autoconfianca_empreender

Empreendedorismo e Autoconfiança

Será que você já tem consciência que a autoconfiança e emprendedorismo estão extremamente conectados?

Sempre ouvimos falar de autoestima, autoconfiança são palavras complicadas desde a forma que é escrita até o seu real significado.

*Autoestima palavra essa que até pouco tempo atrás era escrita com hífen; agora segundo o Novo Acordo Ortográfico nos casos em que o prefixo ou o falso prefixo termina em vogal e o segundo prefixo começa em vogal diferente daquela, as duas formas aglutinam-se, sem hífen.

Pois a autoestima é uma palavrinha fácil de ser pronunciada e tão difícil de ser conquistada…

É claro que para conquistar uma boa autoestima dependemos de muitos fatores, internos e externos. Principalmente os internos, os externos nos servem mais para reforçar aquilo que temos lá dentro, gravado como tatuagem na nossa alma.

Profundo né? Mas essas é a ideia.

Costumo dizer para meus clientes que a autoestima é o espelho da alma, é como você se vê, sendo bem prática é como você se valoriza/aprecia, na verdade é mais que isso, esse tema é bem desafiador para muitos e eu amo falar de autoestima e autoconfiança, pois eu acredito verdadeiramente que é a chave tão procurada para se abrir portas…

Quero lhe fazer uma pergunta, e te convidar para refletir comigo 

Se você tivesse que fazer uma avaliação sobre você mesma ,como seria, como você se vê?

De 0 a 10, que nota vc se daria?

A autoestima, é algo bem subjetivo, mas que no dia a dia faz uma tremenda diferença.

Você deve estar se perguntando e o que, “a minha”, autoestima tem haver com meu trabalho?

Leia até o final e você entenderá.

A autoestima tem haver com autoconfiança, autorespeito, autoproteção.

Dependendo de como estiver sua autoestima você responde de maneiras e formas positivas ou negativas à situações do seu dia a dia.

A baixa autoestima é um sentimento pesado para carregar na mochila da alma, caracterizam pessoas inseguras, indecisas, frustradas, com medos irreais, carregam sentimentos de inferioridade, estão sempre tentando agradar o outro, muitas vezes apresentam dificuldades para dizer não, se sentem incompetentes, inadequadas e até depressivas.

Uma boa autoestima te ajudará a enfrentar desafios, defender seus interesses, lidar com situações adversas, e até mesmo os com “sins” e os “nãos” que você recebe no seu cotidiano.

Você já percebeu que, pessoas com a autoestima elevada são mais seguras, confiantes, apresentam amor próprio, não vivem em conflito e são bem menos ansiosas.

Sendo assim a sua autoestima afeta tudo aquilo que você faz.

Seu trabalho, suas relações, sua vida.

autoconfianca

Quando estamos com a autoestima elevada, isso reflete claramente no nosso trabalho, porque uma pessoa que está bem e feliz com ela mesma estará mais confiante, disposta a dialogar, pois saberá se colocar e não terá medo de falar sobre qualquer assunto e defenderá seu ponto de vista sempre.

Em contrapartida uma pessoa de baixa autoestima, enfrentará dificuldade em defender seus interesses e até seu próprio negócio, na hora de vender um projeto sua voz será trêmula, e apresentará uma postura nada convincente.

Quem tem uma baixa autoestima dificilmente conseguirá fazer dos seus sonhos uma realidade, pois é uma pessoa que não acredita que mereça ganhar “muito” dinheiro pelo seu trabalho e pelo seu projeto.

Sente-se sempre devedora, então numa negociação, não tem firmeza para colocar tranquilamente suas propostas e seu valor.

E a pergunta é: “Quem acreditará em seus projetos, se nem você acredita que mereça ganhar por eles?”

Caso você esteja lendo e se vendo nessas situações saiba, eu não conheço ninguém que não seja capaz de desenvolver essas habilidades, de acreditar que possa viver uma vida plena, realizada em seus projetos pessoais, profissionais e ser feliz.

Quanto maior a autoestima, mais criativo, mais bem humorado, mais luz própria e mais energia a pessoa terá, e essa é uma excelente base para o sucesso.

Engana-se quem pensa que a autoestima vem de fora, ela é construída de dentro para fora!

Você merece ter uma boa autoestima, ser confiante, se autovalorizar, ter amor próprio, só o fato de ter um projeto já faz de você alguém competente, e o fato de estar viva, contemplando mais um dia de vida, e ter chegado até aqui é a prova suficiente que você tem o direito de lutar pela felicidade.

Você já lutou tantas batalhas, em algumas você saiu vencedora em outras foi derrotada, mas não desistiu, então acredite… você pode, você é capaz.

Você não nadou até aqui para morrer na praia…

autoestima

Vire a mesa, seja autêntica, não queira ser como ninguém, valorize aquilo que você tem de diferente, pois creio que será exatamente nesse ponto que você é mais especial, pare de se esconder de você mesma.

Deus a fez única seja você mesma, ilumine os lugares por onde passar com um brilho que é só seu…e nunca esqueça você pode ser a pessoa que quiser, basta acreditar nisso e os seus passos serão conduzidos para a realização de seus sonhos!

Se os seus negócios não estão caminhando do jeito que você gostaria, pode ter certeza que é a sua autoestima e sua autoconfiança que está abalada e refletindo na sua vida de empreendedora.

Tive vários cases de clientes meus, que me procuravam para alavancar negócios, aumentar faturamento, tirar projeto do papel, fazer uma transição de carreira entre outros, que o ponto crucial era a autoestima.

A confiança em si no mundo dos negócios faz toda a diferença!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *